14 PASSOS COMO FAZER UMA PREGAÇÃO PARA JOVENS

Elaborar uma pregação para jovens pode ser extremamente desafiador, mas também é extremamente recompensador.

Depois de alguns anos pregando para jovens, consegui perceber melhor como deveria ser a pregação para esse público.

As lições foram difíceis de aprender por tentativa e erro. Principalmente por erro.

Download do E-BOOK Grátis

Download do E-BOOK Grátis

image4

Pregação Para Jovens

 Então segue uma lista sobre algumas dicas que você precisa saber sobre pregação para jovens. Espero que essas dicas lhe ajude a não aprender da maneira mais difícil, como eu fiz. 

1 – Seja Autêntico


Seja você mesmo. Não tente ser legal. Não tente agir como um adolescente ou use a mesma gíria que eles usam. Os jovens têm um detector de plágio nativo. Eles podem perceber um disfarce a uma milha de distância.


Nós todos conhecemos um pastor que até cheira a Bíblia para chamar a atenção dos jovens. Não aja como ele!


Também sabemos de pastores que fazem tatuagens para chamar a atenção dos jovens. Mais uma vez, não aja como esses pastores!


Os jovens querem saber: você realmente se importa com eles? Você realmente tem um relacionamento autêntico com Jesus? Você realmente pratica o que prega?


A autenticidade é uma das coisas mais importantes que você pode ter como pregador. Então não importa quão polido seja o seu sermão, se você não for autêntico, os jovens não lhe ouvirão. Eles não estão à procura de pessoas perfeitas, estão à procura de autenticidade.


2 – Seja Interativo


Como você está envolvendo o público?


Faça uma enquete pedindo que levantem as mãos. Peça-lhes para gritarem respostas a uma pergunta. Chame alguns jovens até o púlpito para uma ilustração visual. Peça ao público que fique em pé, sente-se, feche os olhos, olhe para alguma coisa, bata palmas…


Faça o que fizer, os jovens adoram interagir com a mensagem. Então é sempre melhor ter algum nível de envolvimento do público do que apenas fazê-los ficar parados, calar a boca e ouvir o tempo todo.

3 – Conte Histórias


Jesus foi o melhor pregador de todos os tempos. Ele contou muitas histórias. Então você deveria contar também.


Nós vivemos em um mundo obcecado por histórias. Todos os programas de TV, livros, filmes e videogames que os jovens passam horas do dia assistindo comprovam que as histórias são poderosas e importantes para eles.

Boas histórias chamam sua atenção. As histórias os ajudam a descobrir uma verdade por si mesmos antes de você dizer isso diretamente. Apenas tenha cuidado para não contar histórias apenas porque deve contar. Por isso, é necessário que ela seja oportuna e relevante para a mensagem.


 4 – Seja Engraçado


Eles estão rindo? Não para você, mas contigo.

Você não precisa ser um comediante. Você nem precisa ter as melhores piadas. Apenas se divirta. Os jovens querem rir. Dê-lhes um motivo para isso.


O riso quebra a monotonia e chama a atenção para o que está sendo dito.


O riso também alivia a tensão na sala depois de algum conceito complicado de entender.


A habilidade de fazer rir vem com a prática. Então comece a praticar, e nos erros e acertos, aperfeiçoe o que funciona.

Os melhores comunicadores sabem como fazer o público rolar de rir em um minuto e depois ouvir intensamente o próximo tópico.


5 – Seja Objetivo


Quanto tempo você prega?


Eu não acredito que pregação para jovens só pode ser de, no máximo, 15 minutos.


Os jovens podem sentar-se para ouvir uma mensagem de 30 a 40 minutos. Mas deve ser envolvente e dinâmica! Se você contar uma história que leva muito tempo para chegar a conclusão de uma ideia, certamente os perderá.


Se você fala muito. . . lento . . . o . . . tempo . . . t_o_d_o, você vai perdê-los.

Nada é pior para os jovens do que ouvir um pregador falar devagar por 15 ou 20 minutos sem chegar a uma conclusão. Mas, você pode observar, normalmente isso é resultado de uma má preparação.


Depois de escrever a mensagem, recorte implacavelmente detalhes que não são necessários. Elimine qualquer coisa que seja muito repetitiva. Então evite arestas que distraiam do ponto principal da mensagem.


 6 – Mantenha-se Focado


As mensagens que mais influenciam os jovens não são aquelas em que você prega um sermão de 52 pontos sobre tudo o que eles precisam saber sobre a vida. As melhores mensagens são focadas em um ponto específico.

Então martele um ponto até que fique enraizado em suas memórias.

Se você não consegue resumir toda a mensagem em uma única frase, então significa  que ainda não está pronto para ministrar uma pregação para jovens.


7 – Use Exemplos


Dê exemplos práticos ao longo da mensagem.

Muitos jovens, especialmente no início da adolescência, têm problemas com pensamentos abstratos. Os adolescentes precisam de exemplos concretos para ajudá-los a entender o que você quer que eles façam. Eles precisam de exemplos específicos para ajudá-los a aplicar a mensagem em sua vida diária.


Se você está falando sobre servir, fale sobre como alguém pode servir fielmente. Se você está falando sobre amar ao inimigo, dê um exemplo de como eles poderiam demonstrar amor ao irmãozinho chato ou ao valentão da escola.


Dê exemplos que se relacionam à experiência da juventude, como o estresse dos exames, o conflito com os pais ou o medo do primeiro dia de aula.


Então pense no mundo deles e dê a eles algumas ideias simples e práticas de como aplicar o que aprendem.


8 – Explique Termos Difíceis


É bem provável que sua pregação para jovens tenha termos teológicos que os jovens não compreendam bem o significado. Normalmente, eles não entendem termos como justificação, santificação e expiação substitutiva.


Contudo, nós pregadores, não devemos nos esquivar de usar tais terminologias cristãs, pois é importante que nossos jovens as conheçam, mas, o que não devemos, é deixar de explicar de uma forma que possam compreender.


9 – Fale das Suas Limitações


Em nosso curso de homilética, falamos sobre a medida em que o pregador pode falar de si mesmo. Se você falar muito de si mesmo, das suas experiências, corre o risco de parecer egoísta. Se nunca compartilhar histórias pessoais, pode parecer distante. O equilíbrio é o caminho certo.


Mas independentemente disso, podemos afirmar que os jovens da nossa geração se simpatizam com pregadores que gostam de compartilhar suas histórias, principalmente aquelas partes que revelam que o pregador é uma pessoa comum e imperfeita com quem eles podem se identificar.


 10 – Evite Gritos e Expressões que Mostre Imposição


Quer sejam seus pais, seu técnico de futebol ou o dono de uma loja onde trabalham, os jovens recebem muitas ordens dos adultos. Eles naturalmente rejeitam uma voz estridente e por mais que concordem com o conteúdo da sua mensagem, se gritar muito não darão crédito para ela.


Isso porque os jovens estão inclinados a aceitar com mais facilidade o discurso de pessoas de fala calma, gentil e controlada. Então evite gritar ou ser áspero com eles.


 11 – Diga os Benefícios de Agora


As crianças e adolescentes de alguns anos atrás precisavam esperar os pais irem a locadora ou os levarem ao cinema para assistirem a um determinado filme. Eles esperavam a idade adequada para usar o telefone. Para se ouvir uma música era preciso ir à loja comprar um disco ou fita do cantor ou esperar tocar na rádio local. 


Hoje os adolescentes e jovens têm tudo o que querem na palma da mão, sem precisar esperar nada. Eles rejeitam tudo o que é demorado, pois o instantâneo e o imediato está em alta.

Pode parecer herético, mas apresentar aos jovens a vida eterna que desfrutarão somente quando morrerem não é muito aplicável.


Para conectar-se aos jovens, os pregadores também devem explicar os benefícios que desfrutamos aqui nesta vida, desde quando reconhecemos a Jesus, como também os benefícios que desfrutaremos após a morte.


 12 – Tenha uma Amor Ardente pelo Senhor


Os melhores pregadores que tenho visto estão ardendo pelo Senhor e pela mensagem que Deus lhes deu. Eles não estão apenas entregando um discurso pronto. O fogo que arde neles incansavelmente ajusta e direcionar o seu conteúdo de modo a causar um impacto marcante nos jovens.


Quando perguntado sobre seu estilo de pregação, John Wesley respondeu: “Eu me coloco no fogo e as pessoas vêm me ver queimando”. O mesmo pode ser dito sobre os pregadores para jovens mais eficazes.


Por isso estou convencido de que esse tipo de fervor vem do tempo dedicado na presença do Senhor através da oração.


 13 – Tenha Sensibilidade


Os melhores pregadores são sensíveis ao Senhor quando se trata da escolha do texto bíblico e sua aplicação ao público para a qual estão pregando. Eles trazem a passagem certa para as necessidades certas, no momento certo, da maneira certa.


Isso só pode acontecer através da íntima comunhão com o Senhor em oração e assegurando-se de fazer as perguntas certas sobre o público para o qual está pregando naquele momento específico. Perguntas como: ” Quais são as suas necessidades sentidas?”, “Quais são as suas reais necessidades por trás dessas necessidades sentidas?” e ” Qual é o (s) texto (s) da Escritura que irá responder a essas necessidades? “.


Esse processo de descoberta ocorre devido a um coração sensível a voz de Deus.


14 – Fale sobre a cruz


Charles Spurgeon disse certa vez: “Pego meu texto e vou direto para a cruz”. O apóstolo Paulo disse: “Pois eu decidi não saber nada enquanto estava com você, exceto Jesus Cristo e ele crucificado” 1 Coríntios 2: 2. Ambos os homens de Deus sabiam que, sem a cruz, seus sermões e pregações equivaleriam a um monte de sabedoria humana.


Dê o evangelho toda vez que você pregar. Por quê? Porque é mais provável que os jovens ainda tenham que depositar sua fé em Cristo! E, mesmo que sejam todos crentes em Jesus, quem diz que precisamos parar de ouvir o evangelho depois de sermos salvos? O Evangelho salva e santifica.


Você e eu podemos nunca ser os melhores pregadores para jovens do mundo, mas podemos sempre dar a melhor mensagem, o Evangelho de Jesus Cristo! Como DL Moody disse uma vez sobre sua própria pregação, ” muitas pessoas podem pregar melhor o evangelho, mas ninguém pode pregar um evangelho melhor”. 


 

# Como ajuda, fiz uma lista verificação para sua pregação para jovens:


Para uma revisão, aqui está uma lista de verificação rápida. Faça estas perguntas para avaliar a sua mensagem.


  • Alguma coisa parece pouco autêntica?
  • Onde eles vão interagir?
  • Que histórias estou contando?
  • Tem alguma coisa engraçada?
  • É algo muito longo, repetitivo ou desnecessário?
  • Qual é o ponto central da mensagem?
  • Como estou desafiando-os a aplicar a mensagem?
  • Coloquei um pouco das minhas dificuldades no sermão?
  • Que benefícios em servir ao Senhor hoje estou apresentando?
  • Em alguma parte do sermão compartilho a mensagem da cruz?


 

# Esboço de Pregação para Jovens


 

# Temas de Pregação para Jovens


  • A Juventude e a Santificação (Salmo 119:9)
  • Por que aos jovens devem servir a Deus (Eclesiastes 12:1)
  • Decidiu não se contaminar (Daniel 1:8)
  • É tempo de fugir do pecado (Gn 39:12).
  • Jovem, como purificar o seu caminho? (Salmo 119: 9-11)
  • Tudo tem o seu tempo determinado (Ec 3:1)
  • O quê  todo jovem deve lembrar (Ec 12:1)
  • A Falibilidade dos projetos humanos (Tiago 4:13-16)
  • Jovens, sois fortes (1 Jo 2:14b-15)
  • Jovem, fuja dos desejos da tua mocidade  (II Timóteo 2 : 22)
  • É possível resistir as tentações (I Coríntios 10 : 13)
  • Ofereça-se em sacrifício agradável a Deus (Rm 12:1,2)


                                                                                                                                        Jesus te abençoe!